NOSSOS TREINAMENTOS

I – DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

TÍTULO – Capacitação Didática Pedagógica e Administrativa

Proposta Pedagógica das Escolas Municipais 

1° Módulo – Relações Humanas

2° Módulo – Didática – Teorias Pedagógicas – Disciplinas Básicas - Intra e Inter Pessoais

3° Módulo – Sociologia e Aspectos Comunitários – Análise Final

METODOLOGIA

A capacitação proposta fundamenta-se em uma metodologia participativa que tem como base questões fundamentais. A construção coletiva, a experiência trazida pelos participantes, a relação teoria e prática, a valorização do ser humano, o trabalho como produção humana, a importância das relações sociais e a priorização da cultura e da arte para formação integral do ser humano.

Tais aspectos serão trabalhados através de dinâmicas de grupos, discussões, mostra de vídeos, com o foco em situações do cotidiano, textos, aulas expositivas, atividades artísticas, etc.

Para efeito de sistematização, o desenvolvimento do trabalho foi planejado nos       módulos acima descrito, onde no primeiro momento os educadores trabalharão a integração do grupo, propiciando um clima de descontração e confiança. Serão desenvolvidas ainda técnicas que favoreçam o aquecimento dos participantes no processo, levantamento de expectativas e um diagnóstico preliminar do nível do grupo sobre as questões a serem trabalhadas.

O grupo participará desenvolvendo conceitos gerais necessários a compreensão nos conteúdos a serem desenvolvidos, propiciando o suporte necessário as etapas posteriores participando de forma mais incisiva do processo de ensino aprendizagem, construindo conjuntamente os conhecimentos trabalhados.

Por fim no decorrer do processo as etapas divididas sistematicamente irão convergir entre si, de forma transversal, interligando os conteúdos abordados, de modo a favorecer o aprendizado mais amplo e a integração entre os participantes.

TÍTULO – Formação Continuada de Docentes

 Ensino Infantil, Fundamental e PEJA

1° Módulo – Seminário de Relações Humanas – Focalizando o professor no papel de Educador fundamental e Educação Pré-Escolar como concepção e ainda o seu desenvolvimento na perspectiva do sistema educacional previsto pelo FNDE e dentro da metodologia da Secretaria da Educação e Cultura.

2° Módulo – Seminário de Sociologia / Aspectos Comunitários – Com prática de oficinas pedagógicas abrangendo músicas, artes e aspectos culturais além da aprendizagem significativa e o papel do professor no contexto.

 3° Módulo – Teorias Pedagógicas e Didáticas – Com o enfoque sobre o Ensino Fundamental e Educação Pré-Escolar, organização do espaço físico e do tempo didático, Artes Visuais e Linguagem Matemática. Projetos didáticos nas diversas áreas do conhecimento. Temas integradores, características e relação com os eixos conhecimentos, envolvendo avaliações e recursos didáticos com temas transversais a realidade da comunidade escolar.

4° Módulo – Avaliação dos resultados e da ação proposta objetivando privilegiar os Municípios com o avanço natural da consciência de seus educadores e dirigentes da Rede Municipal de ensino.

PÚBLICO ALVO –  Professores, Diretores, Secretários, Coordenadores da Rede Municipal de Ensino Fundamental, Educação Pré-Escolar e PEJA.

 ENTIDADE EXECUTORA – M. H Consultoria.

II - JUSTIFICATIVA

necessidade de Conscientizar cada vez mais os Profissionais que hoje atuam a implantação de programas específicos e métodos adequados à nova sistemática exigida pela escola moderna.

Não é possível criar uma nova mentalidade na escola sem antes refletir sobre o ser humano, o princípio básico da educação tem como sustentáculo à própria natureza na qual o homem situa-se como peça principal para a constituição de um núcleo fundamental e para sustentação do processo educacional.

No ensino atual a escola vem se posicionando cada vez mais com o objetivo de exercer e integrar passo a passo os conceitos sociais, a função pretendida e a de se fazer justiça alicerçada com questionamentos críticos superando os obstáculos que a sociedade lhe impõe.

A Educação exerce uma força transformadora na sociedade através de uma convicção profunda e com um diálogo permanente através da lógica.

Finalmente entendemos que a Consultoria não deve ser tratada como mais um treinamento e sim como um processo de reflexão e crítico que irá refletir em seu próprio desenvolvimento profissional.

III – OBJETIVOS

3.1 – GERAL

A consultoria Didática Pedagógica e Administrativa tem como objetivo acompanhar, dinamizar e incentivar os profissionais de um modo geral para que possam desempenhar com eficiência e eficácia suas funções diretamente no seu setor de trabalho através de um perfeito relacionamento humano e ações direcionadas, que possam situar a própria postura como agente integrador.

3.2 – ESPECÍFICOS

a)  Acompanhar professores, Diretores e Secretários no processo administrativo e de relações humanas.

b)  Oportunizar o aprofundamento de conhecimentos os profissionais do magistério no que se refere à integração através das tendências pedagógicas.

c)  Incentivar a busca constante de aperfeiçoamento em áreas específicas bem como situar os profissionais para oferecer condições aos alunos sobre a realidade social no sentido de expressar corretamente  a sua cidadania.

d) Possibilitar melhor nível de desempenho profissional, assim como a valorização de sua história de vida, habilidades, valores e crenças.

Realizar pesquisas quantitativas e qualitativas junto às escolas da rede municipal de educação com o objetivo de melhorar o desempenho no tocante ao processo técnico, didático e pedagógico, quando necessário inclusive, com a capacitação específica.

 
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